Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

decordovanaturais

decordovanaturais

14 Mai, 2010

Horta biológica

Embora já com 62 anos continuo a ser professor contratado do Ensino Público Secundário pois o Ministério da Educação, e o Estado em geral, não passa a efectivos os professores com já bastantes anos de contratos seguidos, contrariando assim o espírito da legislação laboral. No meu caso, estou este ano a leccionar em Vila Real de Santo António, no ano passado em Olhão, no anterior em S. João do Estoril, depois de ter passado por Estremoz e, em horários parciais, em quase todas as Escolas do Distrito de Évora. Para o Estado esta situação é ideal pois os professores contratados são muito mais baratos que os professores do quadro e desempenham a mesma função…

Não que nos remetam para qualquer lugar mas apenas para as escolas a que nos candidatemos. E eu tenho-me oferecido para o Distrito de Évora, para a linha do Estoril e para o Sotavento Algarvio pois aí consigo ter residência sem precisar de pagar rendas que chegam, para alguns colegas meus a 25% do vencimento.

Tendo um pequeno apartamento T0 em Pedras d’El Rei, Tavira, consigo, a custo de cerca de 300 Km por semana, viver com um mínimo de condições com minha Mulher.

Dado que o rendimento não estica muito, porque sobram alguns minutos por dia para distrair e porque havia um canteiro desengraçado pertença do condomínio, resolvi fazer, ainda durante o ano passado, uma pequena horta biológica onde plantei alecrim, erva cidreira, lúcia lima, hortelã e batatas e semeei alfaces, nabiças e abóboras. Isto num espaço não superior a 5 metros quadrados. Será porventura um canteiro diferente dos restantes mas que dá um colorido de certo modo curioso, mas útil para mim pois permite comer umas saladas e ter temperos ou chás frescos. De notar que Pedras d’El Rei é um aldeamento turístico que tem bastantes veraneantes mas que durante o resto do ano está quase desabitado. Há, salvo erro, apenas umas três famílias residentes.

Parece que a direcção do aldeamento não gostou de ver o insólito deste canteiro e deu ordem à senhora jardineira para arrancar a horta. Haverá, é certo muitos outros canteiros menos bem cuidados ou com umas plantas bastante pobres que continuarão na mesma. No entanto estes cinco metros quadrados que não prejudicam em nada os transeuntes, que foram elogiados por imensos hóspedes estrangeiros ao verem as variedades biológicas existentes, e que podem servir até para que as crianças aprendam que as alfaces nascem na terra e não no supermercado, irão ser replantados ao gosto da ‘excelentíssima direcção’.

Na realidade o exemplo de Michelle Obama ainda não é do conhecimento destes senhores.

1 comentário

Comentar post