AdmonicoesDo22ºDomingoDoTempoComumAnoA2017
Ainda há dias alguém dizia que está na moda o cristianismo light, ligeiro, soft; tipo Maria-vai-com-as-outras; sem compromisso sério com Deus; que a vida é para ser levada na boa, sem azedumes nem canseiras, sem compromissos, aceitando tudo e todos.
As leituras deste Domingo vêm-nos dizer exactamente o contrário. Que é duro conformarmo-nos com a vontade de Deus, mas é bom; não são as alegrias mundanas, efémeras e passageiras que nos dão paz interior nem nos conduzem para a salvação; e não é a autossatisfação que nos satisfaz plenamente, mas será talvez a abertura ao outro e a confiança que nos dá a Igreja como mestra.
Possamos dizer com alegria: A minha alma tem sede de Vós, meu Deus.
1ª leitura: do Livro do profeta Jeremias Jer 20, 7 – 9
Jeremias deixou-se enamorar por Deus e, atento e vigilante, denunciou a perversidade da sociedade que por isso o queria matar.
Teria sido mais fácil calar e viver tranquilo mas sentia dentro de si um fogo ardente que o não deixava ficar calado.
Não temos tanta vez vergonha de denunciar o que vemos de injusto?
2ª leitura: da Epístola aos Romanos Rom 12, 1 – 2
Seguir Cristo é copiar os seus gestos.
São Paulo denuncia a vida libertina deste mundo que nos afasta da salvação e convida-nos a oferecermo-nos como Jesus se ofereceu por nós.
Digamos não ao pecado embora possamos dar a mão ao pecador.
3ª leitura: do Evangelho segundo S. Mateus Mt 16, 21 – 27
Os apóstolos não compreendiam que a salvação tivesse um custo e não aceitaram facilmente que Jesus apontasse o caminho da cruz como o único que conduz à libertação completa.
Seguir Jesus exige renúncia ao facilitismo, à vontade oca da paixão, requer entrega. Mas o prémio será a glória no seio do Pai, que retribuirá conforme o proceder de cada um.