Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

decordovanaturais

decordovanaturais

 

Hoje em dia há quem procure encontrar maneiras técnicas ou científicas de aumentar a produtividade que lhe dê mais rendimentos, traduzíveis em felicidade acrescentada, e no sucesso profissional.

Tendo a felicidade como visão a alcançar, buscam-se estratégias que aumentem a eficácia/ eficiência numa perspectiva de rentabilidade. Estas medidas a tomar são por vezes duras de manter pois não são meras jogadas no xadrez da vida mas se prolongam ao longo de todo o jogo numa constante atenção para ganhar ou de não deixar comer as suas peças.

Não se tratando de meros momentos críticos mas da manutenção permanente do estado de alerta, exige um foco constante nos ganhos e perdas, nas vantagens e desvantagens, sendo um planeamento com princípio meio e fim, activo e evolutivo. Sim, pois o jogo tem parceiros e adversários, em que haverá certamente ganhadores e perdedores.

Para tanta dificuldade procuram-se curandeiros destes problemas que se podem designar por mestres, gurus, treinadores, ou, modernamente, coaches a quem se entrega a direcção intelectual da maneira de viver.

Com o enfoque permanentemente virado para o proveito próprio é fácil um desgaste acelerado e crescente, seja em termos físicos, psicológicos ou emocionais. Para combater estas dificuldades receita-se descanso, hidratação e esvaziamento do espírito dos problemas exteriores à meta desejada. E nesse sentido aconselha-se o dormir tempo suficiente e fazer meditação. É possível treinar estas medidas mas com o stress constante aprofunda-se consequentemente uma tristeza e apatia que vão cavando emoções e estados de alma, levando a momentos frequentes de irritação fácil. A solução passa então por recorrer a medicamentos que muitas vezes criam dependência e efeitos colaterais.

Uma imagem tão negra ou esfumada tem origem no esquecimento ou fuga do verdadeiramente espiritual. A vontade de se sentir independente de um Ser superior/ divino leva a tentar resolver todos os problemas deste modo tecnicista para esquecer que somos criaturas frágeis, limitadas, mas amadas por Deus. Assim, basta ter uma centelha de fé para, com a oração se ganhar força, e no louvor ao Criador se encontrar um sentido de felicidade e de esperança que não se consegue apenas apoiado na sua própria força.

Compreendo que o homem de hoje tem pela frente uma concorrência na sua actividade profissional diferente do que a que tinha há uns anos atrás. Necessita de se preparar para as avaliações constantes a que está sujeito e daí todos estes exercícios que o ajudem a mostrar boas performances. Mas se juntar a esse esforço intelectual o dom da simplicidade, da humildade e deste sentimento de ser criatura amada por Deus, ganhará certamente a paz de espírito, mãe da alegria e da felicidade plena.

Poderemos não ser os melhores, os mais dotados, mas poderemos ser os mais disponíveis, os mais abertos aos outros, que tenham como norma não pensar na concorrência mas na colaboração, não pensar apenas no seu próprio proveito mas no da sociedade.

Ganhemos a esperança de alcançar a verdadeira Felicidade.