Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

decordovanaturais

decordovanaturais

São Marcos conta no Capítulo 5º do Evangelho (Mc 5, 1 -20) a libertação de um demoníaco. Neste relato deparamo-nos com várias figuras bem expressivas:

Jesus, o homem possesso e os habitantes da região.

Jesus - ordena aos espíritos impuros para sairem do homem; consente que estes saiam do homem e entrem nos porcos; transforma o possesso em discípulo e envia-o como missionário;

o homem possesso - começa por ser apresentado como vândalo, sem abrigo, incorrigível, doente psiquiátrico, fora da lei; é atraído para Jesus ao mesmo tempo que os demónios contestam o incómodo com a Sua presença; uma vez liberto transformou-se em sincero discípulo de Jesus a ponto de querer ir embora com Ele; ao ser enviado transforma-se em anunciador da Misericórdia do Senhor;

os habitantes da região - foram alertados pelos guardas dos porcos mas não se felicitaram pela cura daquele homem que era um perigo público; expulsaram Jesus pelo medo sentido ao aperceber-se do Seu poder sobre os espíritos malignos e, principalmente, pelos prejuízos económicos com a morte dos porcos.

Uma legião demoníaca dominava aquele homem mas sinto que também, muitas vezes, me domina a mim. Vejo como Jesus me quer libertar dos meus vícios de egoísmo, vaidade, inveja, amor-próprio...

Tal como aquele homem, uma vez curado, também eu sou convidado a transformar-me em verdadeiro discípulo que se compraz em estar sentado ao lado de Jesus, absorvendo a Sua Paz, bebendo o Seu Amor e assim ganhar a vontade de aceitar a ordem de ir missionar.

Mas tal como aqueles habitantes da região me sinto tantas vezes com vontade de expulsar Jesus por me 'prejudicar' nos meus interesses mesquinhos sem me aperceber da Sua Misericórdia e do Seu Amor.

Será no silêncio que poderei querer ser possuído pelo Amor de Deus e liberto dos meus mafarricos.