Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

decordovanaturais

decordovanaturais

05 Fev, 2019

Santa Sofia

Perguntava-me a minha Neta Francisca quem era Santa Sofia e eu, na ignorância 'chutei para o lado'.

Não sabia mas vou agora dizer pois fiquei maravilhado com o que descobri:

Terá vivido no princípio do século II e faleceu cerca do ano 130, quando Antíoco era Perfeito de Roma.Muito nova conheceu o Cristianismo que abraçou e testemunhou ao longo da vida.

Casou e teve três filhas que foram batizadas com os nomes de Fé, Esperança e Caridade. Seu Marido faleceu e ela teve de criar e educar as filhas sozinha.

Com as perseguições, queriam que ela abjurasse da sua fé pois era uma pessoa muito considerada na comunidade cristã. Como não a demoviam, resolveram torturar as Filhas à sua frente para a vergarem mas em vez disso os carrascos assistiram a uma Mãe que encorajou as Filhas a aceitarem as dores e oferecerem-se a Deus com alegria. Por isso todas três, como ela, são santas.

Os carrascos não a quizeram matar para a verem sofrer com saudades e remorsos das filhas mas ao invés, ela continuou encorajando outros cristãos a não desanimarem perante a morte. Tiraram-lhe todos os bens mas mesmo assim continuou dando um testemunho tal que largas centenas de pagãos se converteram pela sua fé inabalável, alicerçada no trabalho, na oração e no jejum.

Já idosa terá falecido silenciosamente junto à campa das Filhas e onde foi também sepultada.

Muitos milagres e curas de feridas na pele se devem à sua intercessão, tanto que estas Santas são veneradas desde os primórdios do Cristianismo, principalmente no Oriente e a maior basílica de Constantinopla era dedicada a Santa Sofia - Hagia Sofia - que quer dizer a Sabedoria de Deus. 

Tantas vezes que eu me envergonho de dar testemunho da minha fé...

Admiro a coragem dos cristãos perseguidos ainda hoje e agora percebo que de certeza Cristo lhes dá a força necessária nesta luta interior entre a negação a Jesus para salvar a vida e a certeza de ganhar a Vida deixando-se morrer.

Que o Senhor me fortaleça nestes testemunhos tantas vezes silenciados pelos midia para não abalarem as consciências.

Louvado seja Deus que dá a vida na terra mas, também, porque garante a Vida aos que não tiverem medo de Lhe dar testemunho.